sábado, 28 de dezembro de 2019

A história de Agar a escrava egípcia.


Agar.

No livro de Genêses 16. 1-15.
Conta a história de Agar em algumas tradução se escreve Hagar com H.

Quem era Agar?

Agar era uma escrava egípcia serva de Sara esposa de Abraão, ela estava sempre junta de sua Senhora, seu prazer estava em Servir, sempre disposta a ajudar Sara em tudo, já fazia parte daquela família a um bom tempo.
Confortava sua patroa que era Steril e sofria por não poder gerar filhos.
Mais Sara era precionada diariamente pelo peso e responsabilidade de dar uma descendência a Abraão.
Passando 10 anos em que Abraão habitava na terra de canaã, e sua esposa ainda não tinha conseguido engravidar, por um momento Sara deixa de acreditar na promessa de Deus e passa a resolver da sua própria maneira, então propõe a Abraão seu esposo que dormi-se com sua serva Agar para que ela lhe desse um filho.
Então Abraão concorda, e acaba dormindo e engravidando Agar.

Você alguma vez cansou de esperar a promessa de Deus se cumprir e fez do  jeito que achava melhor.
Às vezes Deus te prometeu uma casa , um carro, mais como não dava nada certo, se encheu de dívidas mais comprou.
Deus te prometeu um noivo, um homem de Deus, mais anos se passaram todos as sua volta se casaram mais vc ainda está solteira, então resolve ficar com qualquer um.
Quase nunca isso dá certo.

Como Agar se sentiu ao ser escolhida para gerar um filho de Abraão?

Será que ela ficou feliz em poder gerar até aquele momento o único herdeiro de Abraão.
Será que ela via uma oportunidade de mudar de vida.
Será que se compadeceu de sua Senhora, Será que se sentiu como objeto sendo usada.
Naquele momento mil coisas devem ter passado pela cabeça de Agar, ela pensava será que Abraão vai passar a me amar, quando meu filho nascer, será que vou deixar de ser empregada, será que terei os mesmos benefícios de Sara.
No mesmo momento seu coração apertava, batia mais forte, será que deixarei minha Senhora triste, será que ela vai superar isso, será que vai me tratar da mesma forma.

E você alguma vez já se sentiu perdida, confusa sem saber o que pensar ou como agir diante de uma situação difícil.
Será que já foi promovida, no lugar de sua melhor amiga.
Será que já foi cantada, por alguém que sua amiga amava.
Muitas vezes não sabemos o que fazer, o que pensar ou como devemos reagir diante a situações que a vida nós coloca.

infelizmente Agar se deixou levar pelos seus maus pensamentos, quando se viu grávida ela começou a desprezar e a olhar sua senhora com arrogância, então Sara se queixou com Abraão, sobre tudo que estava sofrendo com Agar, e Abraão lhe disse para ela fazer com Agar o que acha-se melhor, então Sara começou a maltratar Agar ao ponto de Agar precisar fugir de Sara ( Gn 16.4-6 ).

Gênesis 16.7-10 

 Mas o Anjo do SENHOR a encontrou no deserto, perto de uma fonte que fica no caminho de Sur,
e perguntou: – Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo? – Estou fugindo da minha dona – respondeu ela.
 Então o Anjo do SENHOR deu a seguinte ordem: – Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo.
 E o Anjo do SENHOR disse também: “Eu farei com que o número dos seus descendentes seja grande; eles serão tantos, que ninguém poderá contá-los.

Agar reconheceu seu erro, voltou e pediu perdão a Sara e Sara gentilmente perdoou Agar e ajudou ela, até o nascimento de Ismael.
Depois de um tempo cumprindo-se a promessa do Senhor, Sara engravidou e deu a luz a Isaac tinham tudo para se tornarem uma grande família, Ismael e Isaac poderiam ser grandes amigos.
Mas não foi isso que aconteceu, tenho pra mim que Agar por ciúmes de Sara, falava mal dela e de seu filho Isaac, para Ismael, pois Ismael não gostava e tirava sarro de Isaac. E nenhuma criança por si só gera sentimentos ruins por outra se isso não lhe for ensinado.
Talvez Agar ficasse falando na cabeça de Ismael o quanto Abraão preferia Isaac a ele, que agora que Isaac teria tudo o que queria, que a atenção de Abraão ele dava só pra Isaac.

Cuidado com o que você gera no coração dos seus filhos, nunca coloque seu filho contra o pai dele, não deixe que a raiva, o ciúmes, as decepções que você passou, influencie o convívio do filho com o pai sempre o prejudicado será o seu filho e não o pai.

Então Sara tomando as dores de seu filho Isaac faz Abraão expulsar Agar e Ismael de sua casa.

Gênesis 21

11. Abraão ficou muito preocupado com isso, pois Ismael também era seu filho.
12. Mas Deus disse: – Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava. Faça tudo o que Sara disser, pois você terá descendentes por meio de Isaque.
13. O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.
14. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba.
15. Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha
16. e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.


Imagine o desespero de Agar agora, no deserto vendo seu filho chorar de fome e sede, ela não podia fazer nada, para mudar aquilo, ela sabia que foi por sua culpa que estava naquela situação, sabia que devia ter aproveitado o perdão de Sara pra viver uma nova vida, mais o orgulho não admitia.
Agora so restava ver seu filho morrer, mais Deus em sua infinita misericórdia já tinha um plano traçado para Ismael.
E mais uma vez a perdoou e cumpriu o que tinha prometido para com Ismael.

Genêses 21.

17. Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está.
18. Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.
19. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber.
20. Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas.
21. E a sua mãe arranjou uma mulher egípcia para ele.

Assim como Deus fez com Agar, hoje ele faz com você, ele te perdoa, apaga seu passado e te dá uma nova oportunidade de fazer tudo novo.
Então deixe a mágoa, a raiva o desprezo de lado e viva essa nova vida em Cristo.
Se você deixar a oportunidade passar, se não ouvir e obedecer a voz de Deus.
Talvez morra no deserto e perca tudo de bom que Deus tem preparado pra você.

1 Coríntios 2

9. Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário