sábado, 28 de dezembro de 2019

A história de Agar a escrava egípcia.


Agar.

No livro de Genêses 16. 1-15.
Conta a história de Agar em algumas tradução se escreve Hagar com H.

Quem era Agar?

Agar era uma escrava egípcia serva de Sara esposa de Abraão, ela estava sempre junta de sua Senhora, seu prazer estava em Servir, sempre disposta a ajudar Sara em tudo, já fazia parte daquela família a um bom tempo.
Confortava sua patroa que era Steril e sofria por não poder gerar filhos.
Mais Sara era precionada diariamente pelo peso e responsabilidade de dar uma descendência a Abraão.
Passando 10 anos em que Abraão habitava na terra de canaã, e sua esposa ainda não tinha conseguido engravidar, por um momento Sara deixa de acreditar na promessa de Deus e passa a resolver da sua própria maneira, então propõe a Abraão seu esposo que dormi-se com sua serva Agar para que ela lhe desse um filho.
Então Abraão concorda, e acaba dormindo e engravidando Agar.

Você alguma vez cansou de esperar a promessa de Deus se cumprir e fez do  jeito que achava melhor.
Às vezes Deus te prometeu uma casa , um carro, mais como não dava nada certo, se encheu de dívidas mais comprou.
Deus te prometeu um noivo, um homem de Deus, mais anos se passaram todos as sua volta se casaram mais vc ainda está solteira, então resolve ficar com qualquer um.
Quase nunca isso dá certo.

Como Agar se sentiu ao ser escolhida para gerar um filho de Abraão?

Será que ela ficou feliz em poder gerar até aquele momento o único herdeiro de Abraão.
Será que ela via uma oportunidade de mudar de vida.
Será que se compadeceu de sua Senhora, Será que se sentiu como objeto sendo usada.
Naquele momento mil coisas devem ter passado pela cabeça de Agar, ela pensava será que Abraão vai passar a me amar, quando meu filho nascer, será que vou deixar de ser empregada, será que terei os mesmos benefícios de Sara.
No mesmo momento seu coração apertava, batia mais forte, será que deixarei minha Senhora triste, será que ela vai superar isso, será que vai me tratar da mesma forma.

E você alguma vez já se sentiu perdida, confusa sem saber o que pensar ou como agir diante de uma situação difícil.
Será que já foi promovida, no lugar de sua melhor amiga.
Será que já foi cantada, por alguém que sua amiga amava.
Muitas vezes não sabemos o que fazer, o que pensar ou como devemos reagir diante a situações que a vida nós coloca.

infelizmente Agar se deixou levar pelos seus maus pensamentos, quando se viu grávida ela começou a desprezar e a olhar sua senhora com arrogância, então Sara se queixou com Abraão, sobre tudo que estava sofrendo com Agar, e Abraão lhe disse para ela fazer com Agar o que acha-se melhor, então Sara começou a maltratar Agar ao ponto de Agar precisar fugir de Sara ( Gn 16.4-6 ).

Gênesis 16.7-10 

 Mas o Anjo do SENHOR a encontrou no deserto, perto de uma fonte que fica no caminho de Sur,
e perguntou: – Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo? – Estou fugindo da minha dona – respondeu ela.
 Então o Anjo do SENHOR deu a seguinte ordem: – Volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo.
 E o Anjo do SENHOR disse também: “Eu farei com que o número dos seus descendentes seja grande; eles serão tantos, que ninguém poderá contá-los.

Agar reconheceu seu erro, voltou e pediu perdão a Sara e Sara gentilmente perdoou Agar e ajudou ela, até o nascimento de Ismael.
Depois de um tempo cumprindo-se a promessa do Senhor, Sara engravidou e deu a luz a Isaac tinham tudo para se tornarem uma grande família, Ismael e Isaac poderiam ser grandes amigos.
Mas não foi isso que aconteceu, tenho pra mim que Agar por ciúmes de Sara, falava mal dela e de seu filho Isaac, para Ismael, pois Ismael não gostava e tirava sarro de Isaac. E nenhuma criança por si só gera sentimentos ruins por outra se isso não lhe for ensinado.
Talvez Agar ficasse falando na cabeça de Ismael o quanto Abraão preferia Isaac a ele, que agora que Isaac teria tudo o que queria, que a atenção de Abraão ele dava só pra Isaac.

Cuidado com o que você gera no coração dos seus filhos, nunca coloque seu filho contra o pai dele, não deixe que a raiva, o ciúmes, as decepções que você passou, influencie o convívio do filho com o pai sempre o prejudicado será o seu filho e não o pai.

Então Sara tomando as dores de seu filho Isaac faz Abraão expulsar Agar e Ismael de sua casa.

Gênesis 21

11. Abraão ficou muito preocupado com isso, pois Ismael também era seu filho.
12. Mas Deus disse: – Abraão, não se preocupe com o menino, nem com a sua escrava. Faça tudo o que Sara disser, pois você terá descendentes por meio de Isaque.
13. O filho da escrava é seu filho também, e por isso farei com que os descendentes dele sejam uma grande nação.
14. No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada e deu para Agar comida e um odre cheio de água. Pôs o menino nos ombros dela e mandou que fosse embora. E Agar foi embora, andando sem direção pelo deserto de Berseba.
15. Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha
16. e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer.” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar.


Imagine o desespero de Agar agora, no deserto vendo seu filho chorar de fome e sede, ela não podia fazer nada, para mudar aquilo, ela sabia que foi por sua culpa que estava naquela situação, sabia que devia ter aproveitado o perdão de Sara pra viver uma nova vida, mais o orgulho não admitia.
Agora so restava ver seu filho morrer, mais Deus em sua infinita misericórdia já tinha um plano traçado para Ismael.
E mais uma vez a perdoou e cumpriu o que tinha prometido para com Ismael.

Genêses 21.

17. Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está.
18. Vamos! Levante o menino e pegue-o pela mão. Eu farei dos seus descendentes uma grande nação.
19. Então Deus abriu os olhos de Agar, e ela viu um poço. Ela foi, encheu o odre de água e deu para Ismael beber.
20. Protegido por Deus, o menino cresceu. Ismael ficou morando no deserto de Parã e se tornou um bom atirador de flechas.
21. E a sua mãe arranjou uma mulher egípcia para ele.

Assim como Deus fez com Agar, hoje ele faz com você, ele te perdoa, apaga seu passado e te dá uma nova oportunidade de fazer tudo novo.
Então deixe a mágoa, a raiva o desprezo de lado e viva essa nova vida em Cristo.
Se você deixar a oportunidade passar, se não ouvir e obedecer a voz de Deus.
Talvez morra no deserto e perca tudo de bom que Deus tem preparado pra você.

1 Coríntios 2

9. Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.

Que Deus te abençoe.

domingo, 22 de dezembro de 2019

A História de Ana.








1 Samuel 1 e 1Samuel 2.21.
Conta a história de Ana.

Ana era casada com Elcana, um homem de Deus que apesar de ama-la muito, casou-se com Penina, porque Ana era estéril.
Penina tornou- se sua grande rival.
Você já teve alguém que fazia de tudo para te colocar pra baixo, se colocando sempre como superior, mostrando uma felicidade não qual você não tinha, um casamento perfeito, enquanto você lutava pelo seu, 
Comprava tudo o queria, e tinha o prazer de mostrar tudo o que comprou, enquanto você mal conseguia pagar suas contas.

Essa era Penina, ela sentia prazer em humilhar Ana.
Elcana era um homem devoto, todos os anos ia com toda a sua famíliaaté Siló no templo oferecer sacrifícios e orar a Deus Ana também era uma mulher de oração, não se deixava abater, mesmo triste mantinha sua fé.
E em uma dessas visitas ao templo Ana orou tanto, que foi tomada de ousadia pelo Espírito Santo, e fez uma promessa a Deus que se Deus lhe concedesse um filho quando desmama-se ela o entregaria a Eli no templo para dedicar sua vida a Deus.
Eli ao ver Ana naquele estado      ( acredito eu que orando em línguas). Logo questionou seu comportamento e lhe deu uma bronca, pois achava que Ana estava embriagada.
Com toda mansidão Ana explicou ao Sacerdote que não tinha bebido nada, e que aquilo que ele via era a presença do Espírito Santo, e que estava clamando por um filho pois era estéril.
Então Eli orou por Ana e pediu para que Deus concede-se o desejo de Ana.
Ana teve relação com seu esposo durante a noite, e no dia seguinte quando acordou junto com seu esposo deram graças a Deus, Pois tinham fé que Deus ouviria suas orações.

Quero falar de 6 qualidades de Ana.

1- Ana era uma mulher de oração.
Ana sempre estava em oração diante de Deus, rasgava seu coração e adorava.

Quanto tempo faz que você  não ora? Porque deixou de orar por algo que você sempre quis? Achando que era impossível acontecer. 
Mateus 19.26 
Jesus olhou para eles e respondeu: – Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível.

2- Ana era mansa e humilde.
Ela não queria se vingar de Penina, não ficava batendo boca, ou descontando suas frustrações em cima de Penina ou seu Esposo. Quando Eli a questionou, ela não ficou brava com ele, nem questionou se ele não entendia das coisas espirituais apenas o explicou o que estava acontecendo.

Quantas vezes você acha que o mundo é culpado por tudo o que você está passando, e joga a culpa sempre em cima de alguém.

3- Ana era uma mulher de fé.
Para ela não importava se a ciência falava que ela nunca seria mãe, não importava se Penina ria dela a chamando, de estéril, não importava o que o Esposo dela pensava sobre isso. Ela queria um filho e tinha certeza que Deus iria realizar seu sonho. 
 Hebreus 11.1
A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.

Como anda sua fé? Você já deu mais crédito ao diagnóstico de um médico do que diz na palavra de Deus? Você já deu mais ouvindo às circunstâncias e multidão que te cerca, do que na promessa de Deus para a sua vida.

4- Ana acreditava no profeta.
Ana recebeu de coração, a oração feita por Eli, ela reconhecia a autoridade que estava sobre ele.
No capítulo 2 de 1 Samuel, fala que a família de Eli não dava exemplo de Cristão, seus filhos não temiam a Deus e dava muito trabalho.

Talvez você questione a autoridade de seus Pastores, talvez duvide que o milagre da sua vida possa vir através deles.
Mais assim como Eli, seus Pastores tem autoridade dada por Deus, por isso aceite e respeita.

5- Ana era uma mulher grata.
Ana não tinha a certeza que iria engravidar, mais agradeceu por isso. E mesmo depois de alcançar seu milagre, não deixou de ir ao templo, servindo e adorando a Deus até o fim de seus dias.

Você tem sido grata? Quantas vezes você já orou agradecendo por algo que nem sabe se vai receber?

6- Ana era mulher de palavra.
Ela cumpriu sua promessa e deixou seu filho no templo, e por isso Deus a abençoou com mais 5 filhos.
Para finalizar esse estudo você precisa saber que Deus não é influenciado por promessa.
Deus não faz ou deixa de fazer algo, só porque alguém lhe ofereceu algo em troca.
Mas se prometer algo a Deus deve cumprir a promessa, por isso nunca prometa o que não será capaz de cumprir, somente porque está desesperado por um milagre.
Com toda certeza o que fez Ana conquistar seu milagre foram suas qualidades mencionada no estudo acima .
Mais mesmo assim Ana cumpriu o que prometeu, embora não deve ter sido nada fácil abrir mão de algo que tanto orou.

Por isso nunca deixe de acreditar nas promessas de Deus, persevere em oração, não importa quanto tempo levar, seja uma mulher mansa e humilde, não culpe o mundo por suas frustrações, tenha fé, acredite que tudo é possível para Deus.
Acredite, honre e respeite seus profetas seja grato por tudo, até mesmo pelo aprendizado que adquirimos em tempos difícil.
Cumpra tudo o que prometeu.

Que Deus te abençoe.

https://www.facebook.com/pg/Uma-mulher-segundo-o-cora%C3%A7%C3%A3o-de-Deus-103723131085490/about/






domingo, 15 de dezembro de 2019

A mulher de Potifar.


Gênesis 39.7-8

 E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;

A bíblia em nenhum momento cita o nome dela, só a chama de Mulher de Potifar, talvez para nós lembrar da importância do casamento.

Certamente ela era uma mulher linda, sensual, atraente, rodeada de soldados que a olhava diferente, uns até se atrevia a falar o quanto a desejavam.

Seu esposo general do exército egípcio, com grandes responsabilidade, mal ficava dentro de casa, passava noites e noites fora em guerras.

Mesmo com toda riqueza, luxo, funcionários, a mulher de Potifar se sentia sozinha, abandonada.

Quantas vezes vc já se sentiu sozinha, abandonada, rejeitada em sua própria casa.

Então a Mulher de Potifar começou a pensar, como a vida dela seria diferente se não tivesse casado com Potifar, como poderia ser Feliz ao lado de outro homem, que não trabalha-se tanto.

Deixou sua vaidade e todos os elogios que recebia, tomar seus pensamentos, dizia pra si mesmo eu não mereço isso, eu me cuido fico sempre linda pra ele, mais ele nunca me vê.    

Enquanto isso José estava ali na sua frente seu fiel mordomo todo prestativo, jovem, formoso, inteligente, sempre estava por perto. Pensou porque não José ele seria um ótimo marido, mais não posso casar com ele, mais posso tê-lo.                             Seus pensamentos parecia um turbilhão.

Então começa a planejar como fazer para conquista-lo              Todo pecado começa na mente (TG 1.14). 

Um dia toma coragem e se declara para José, e lhe fala sobre o desejo de se deitar com ele, mais José se recusa.          No ( V 10), fala ela não desistiu, insistiu dia após dia.

Mas José sabia que não poderia fazer isso, quebraria a confiança de seu patrão, e pecaria contra Deus. Então resolve se afastar cada vez mais.

Seus pensamentos agora eram outros, como José pode fazer isso comigo, afinal não arriscaria meu casamento, minha vida se não estivesse apaixonada por ele, e quantos gostariam de estar no lugar dele.

Sem perceber a raiva foi tomando conta do seu coração, agora ela só pensava em se vingar de José.

Quantas vezes o desprezo a raiva te cega e não te permite ver além,  muito menos as consequências de seus atos.

Então planejou cada detalhe, contou para seu esposo que José tentou seduzi-la, como não conseguiu, tentou violenta-la . Potifar mandou prender José Pronto conseguiu o que queria se vingou,  Um alívio tomou conta dela, mais não durou muito tempo.

Logo caiu em si e se deu conta da besteira que tinha feito, uma tristeza envadiu seu peito, ela sabia que Potifar não acreditou nela, se não teria mandado matar José, na verdade ele só quis se livrar da vergonha.

Começou a se questionar como pude me deixar levar por meus pensamentos, desejos doentiu que me cegaram, como viverei com a culpa de mandar um inocente pra prisão.

E pior não podia contar a verdade, naquela época um adúltero era apedrejado até a morte.

A bíblia não conta o que aconteceu com ela após José ser preso. Mas creio eu que passou o resto de sua vida carregando o peso do seu pecado, a culpa, e a desconfiança de seu esposo.

Por isso cuide de seus pensamentos, não permita que a atual situação enfrentada dentro do seu casamento, seja motivo para o adultério.

MT 5.28 nos adverte, que já comete adultério  quando vc olha e deseja.

A mulher segundo o coração de Deus, o teme, põe sua casa, seu casamento ainda que em ruínas no altar de Deus, e confia que ele é fiel para mudar qualquer situação.