2 crônicas 22.10-12. 23.1-15
Atália era filha do rei Acabe e da rainha Jesabel, casou-se com Jeorão o rei de Judá, por interesse de se tornar rainha de Judá, mais ela não foi contada como rainha, apenas como regente do reino de Judá por 6 anos.
Atália assim como sua mãe Jesabel, fazia tudo o que queria e promovia, cultos a Baal,
Então passou a ser odiada pelos sacerdotes e pela população.
Num ato de vingança contra a execução de toda a Casa Real de Acabe, Atália mandou assassinar todos os membros da Casa Real de Davi e assumiu o trono de Judá. Mas o que Atália não sabia é que ainda existia um herdeiro do trono Joás de apenas um ano de idade filho de Acazias, na hora do massacre ele foi escondido por sua tia Joeseba, e criado em segredo no templo de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote e por sua esposa.
Quando Joás completou 7 anos o sacerdote tomou coragem e arquitetou um plano para coroa-lo como rei.
Então o Sacerdote convou todo o exército de Judá para fazer a segurança de Joás, e que era pra matar Atália se ela se aproxima-se do novo rei.
Então ungiu Joás, a população gritava eufórica, viva o rei, viva o rei.
Ouvindo os gritos do povo, Atália foi até o templo saber o que estava acontecendo.
Quando chegou viu Joás coroado, e rodeado pelos oficiais.
Atália ficou fora de si, rasgou suas vestes e gritava, traição.
Os soldados atiraram dali, e a mataram.
2 Reis 11.20 diz que a cidade teve paz, depois da morte de Atália.
Vamos falar de alguns pontos importantes...
1- O hambiente de criação.
Atália cresceu em um lar onde viu sua mãe tomando todas as decisões importantes, e ainda que não tomassem sempre influenciava seu esposo o rei Acabe a fazer o que ela queria.
Apreendeu, que poder valia mais que qualquer outra coisa.
Sabia que sua mãe, não havia se casado por amor, mais por interesse.
A única referência de Deus que recebeu, era sobre os Deuses que sua mãe cultuava, e que era preciso fazer muitos sacrifícios para ser atendida.
Viu seus pais perseguir e matar os profetas, na cabeça de Atália, os profetas eram inimigos.
Então podemos culpar Atália, por quem se tornou?
Apesar de Atália ter crescido num hambiente hostil, temos sim o poder de escolha, dentro de cada um já se nasce com a capacidade de dissernir o que é certo do que é errado, ela não escolheu nascer naquela família, mais escolheu ser quem era.
Talvez você foi criado em um lar sem estruturas, seus pais não se respeitavam, bebidas, cigarro, palavrões, fazia parte do seu cotidiano.
Talvez cresceu em um lar idólatra, onde foi ensinado que precisa pagar promessas, que precisa de sacrifícios, que ser não for bom o bastante vai para o inferno, que precisamos de intercessor para falar com Deus.
1 Timóteo 2-5. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
Êxodo 20-4. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Sua mãe gritava, brigava, e te batia por qualquer motivo.
E hoje mesmo que não queira acaba reproduzindo as mesmas coisas em sua casa.
Talvez seus pais te deram tudo o queria, e você cresceu achando melhor do que os outros, que às coisas vem facil, que pode ter tudo o que quer.
Então muito cuidado com o que tem ensinado aos seus filhos.
Sabe o ditado que diz, faca o que eu digo, mais não o que Faço, é um grande equívoco, reproduzimos o que vemos não o que ouvimos.
2- Princípio do valor invertido.
Efésios 5- 23. porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.
Deus chamou o homem para o governo, e a mulher para auxiliar.
Quando deixamos de cumprir esse princípio às coisas dificilmente darão certo.
Hoje muitas mulheres, lutam pela independência, deixam sua casa, seus filhos a cuidados de terceiros, acaba sobrecarregadas, e deixam de cumprir seu papel.
Nas igrejas muitas vezes acabam tomando decisões sem consultar o Pastor ( ainda que seu esposo, é o Pastor da igreja)
E acaba gerando problemas, atrás de problemas.
Não sou contra, e acredito eu que Deus também não, da mulher trabalhar, estudar, exercer ministério dentro da igreja, mais existe princípios para isso.
1- lugar Deus
2- Família ( casa, filhos, esposo) 1 Timóteo 5-8. Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.
3-A obra ( igreja, ministério)
Quando damos conta de exercer esses princípios com excelência, podemos sim acrescentar qualquer outra atividade, no nosso cotidiano.
Ser submissa e ajudadora, não significa estar abaixo do homem, concorda com tudo.
Mas ser ajudadora é algo tão importante que Deus deixa claro desde o início que o homem precisa da mulher para ser bem sucedido.
3- Cuidado com Raiva e o desejo de justiça.
Não se deixe dominar pela raiva, vingança, pelo desejo de obter reconhecimento, ser o centro das atenções.
Atália queria o trono, o poder e fez o que julgou necessário para obter.
Quantas vezes vemos pessoas mentindo, trapassiando, para ser promovido na empresa.
Quantos exercem ministérios, feridos, machucados, e até em pecados, mais ao entrarem na igreja colocam sua máscara de santidade, como se nada tivesse acontecendo.
Quantos irmãos dentro da igreja, torce, e distorce algumas situações, para que o outro se de mal, insentiva o outro sair da igreja, às vezes até com a desculpa que em outro ministério vai ser melhor pra ele.
Somente para ocupar o seu lugar na igreja.
Não tem nada de errado desejar crescer na obra, o Espírito que habita em nós anela por isso.
Errado é usar o irmão de degrau para ter o que quer.
Tudo é para Deus e por Deus, e sem ele, não podemos nada.
Que possamos nos arrepender, mudar nossas atitudes, que possamos ser livre do Espírito de Atália, que faz o que quer, que não mede esforços para conseguir o que quer. Estejamos guiada pela vontade do Espírito Santo.